09/01/2017

A Vara da Repreensão e Sabedoria

Por Israel C. S. Rocha

Quando era pequeno, apanhei de vara de minha avó materna, não lembro o que fiz, mas sei que a desrespeitei. Foi a única que vez que apanhei de minha avó e também a única que a desrespeitei. Foram 3 lanhadas na perna que queimaram como fogo mas que não deixaram qualquer marca ou sequela, a não ser a lição de respeitar os mais velhos. E como eu amava minha avó Nilda.

Minha mãe tinha uma sistemática muito clara e objetiva: ela alertava 3 vezes. Na quarta reincidência a chinelada vinha e não adiantava fugir que as sandálias havaianas me alcançavam. E como amo minha mãe.

Um de meus tios furtou uma casa certa vez com uns "amigos". Quando meu avô soube, ele o levou em sua rural até uma área deserta, amarrou meu tio e o corrigiu no chicote. Meu tio reconhece que aquilo o tornou um homem trabalhador e de bem, livrando-o das garras mortais do banditismo.

As Escrituras nos ensinam claramente:

A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe. (Provérbios 29:15)

Quem ama educa, quem ama corrige. Não agride, não humilha, não desmoraliza! Educa e corrige na insistência de continuar na desobediência. Minha mãe advertia 3 vezes e eu sempre testava o sistema e repetia a quarta vez. Quando apanhava aprendia e não fazia mais. O "sistema" funcionava muito bem.

Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. (Provérbios 13:24)

Hoje diz-se que não se pode mais corrigir, que tudo é agressão. Agressão (moral) é criar filhos mimados, sem limites e despreparados para a dura realidade da vida. Filhos que agridem verbal e fisicamente seus pais quando adultos. Filhos que matam quando tenta-se impor limites quando é tarde mais. Filhos sem vergonha na cara, sem respeito ao próximo, sem noção de ordem e disciplina que se enfileiram nas marchas de rebeldia contra o sistema dito opressor.

Até quando fingiremos ignorar que os valores cristãos são os que mantém nossa sociedade falida ainda de pé?! E que quanto mais buscamos destrui-los mais caótico o mundo se torna! Ordem, organização e disciplina são fundamentais para o funcionamento harmonioso de tudo. Sem isto a vida é um caos, um carro desgovernado rumo ao abismo.

Sem ordem e regras não há como estudar, trabalhar, empreender, prosperar. Não há como ser feliz. E pela falta dessa ordem e disciplina em casa, associada a uma escolarização esquerdista, os jovens estão sendo destruídos profissionalmente, moralmente e emocionalmente. Em geral, não estudam, não se esforçam, acham que o mundo conspirará a favor, que a sociedade ou melhor a burguesia opressora lhes devem, o governo lhes devem, mas eles, eles não devem nem precisam fazer nada.

Ficam na aula de "corpo presente", conversando, namorando ou no Facebook e afins. Vão à igreja para "pegar mulher". São jovens que não conhecem a Bíblia, que vão de modinha a modinha, de ideologia a ideologia, de guru a guru, de cantor a cantor, crescendo espiritualmente imaturos e doentes, se é que crescem.

O jovem Samuel

Faltam jovens como José, vendido pelos irmãos como escravo no Egito mas não apostatou da fé. Faltam jovens como Estêvão, covardemente morto por apedrejamento, mas contemplando a Glória de Deus. Estêvão não negou sua fé nem quando provado pela morte. Faltam jovens como Davi, capazes de enfrentar leões e gigantes. Faltam jovens como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não se curvaram à idolatria mesmo sob ameaça da fornalha ardente. Faltam jovens como Samuel.

O jovem Samuel, também não conhecia a Deus, quando foi entregue por sua mãe Ana ao sacerdote Eli. Ele conhecia apenas de ouvir falar, como a massiva maioria dos jovens dos movimentos religiosos. São jovens que conhecem um "Jesus Gospel", um Jesus "comercial" deveras distoante do Jesus bíblico e fruto de décadas de pseudo-evangelismo arminiano moderno.

Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. (1 Samuel 3:7)

Samuel foi chamado pelo nome por Deus e orientado pelo sacerdote Eli, respondeu:

Fala SENHOR, porque o teu servo ouve. (1 Samuel 3:10b)

Então disse o SENHOR a Samuel:

Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. (1 Samuel 3:11b-13 grifo deste autor)

Os filhos de Eli roubavam as ofertas sacrificais de Israel e Eli foi punido por não os repreender. Isto mostra como é séria a responsabilidade de um pai para com seus filhos. Filhos são confiados por Deus a seus pais para que sejam ensinados no caminho em que devam andar e toda negligência será cobrada dos pais.

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)

Os filhos de Eli foram mortos pelos filisteus que tomaram para si a Arca de Deus. Quando Eli soube disto, caiu de sua cadeira e quebrou o pescoço (1 Samuel 4). Porém Samuel crescia e Deus era com ele.

Por fim, o apóstolo Paulo, em sua carta aos irmãos de Colossos, admoesta:

Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. (Colossenses 3:18-21)

Que voltemos às raízes cristãs, não às pseudo-cristãs, como a Inquisição ou as teologias da prosperidade, unções "extravagantes", mas sim ao Evangelho de Jesus de amor e respeito aos pais, filhos e ao próximo, de ordem e decência. Voltemos a amar, a educar, a corrigir nossos filhos sem ira, impondo-lhes limites e ensinando a vencer os gigantes e leões dessa vida. Só assim teremos a sociedade profícua, próspera e feliz que desejamos para nossos filhos. Que o Espírito nos dê discernimento e que a graça de Deus-Pai abunde em nossos corações em o nome de Jesus.