16/01/2018

Do sofrimento à glória

Por Israel C. S. Rocha

Problemas e desafios são parte da vida e só terminam quando ela termina. Finda quando morrermos, mas só se estivermos salvos em Cristo Jesus, porque se não estivermos, a morte será apenas o começo de um eterno e infernal problema.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)

A despeito das heresias do pseudoevangelismo moderno, o justo está condenado a passar por aflições, dor, angústias e sofrimentos nessa vida terrena, mas tendo a promessa imaterial e certa de um dia morar com o Senhor no Céus e receber um corpo glorioso e incorruptível. Parece loucura? E é, de fato, loucura para os que perecem, mas não para os que foram comprados pelo Sangue de Jesus Cristo, para os quais "a morte é lucro" e razão de regozijo nos Céus.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Romanos 8:18)

Mas enquanto estivermos aqui, devemos combater "o bom combate e guardar a fé", esperando com bom ânimo pela vinda de Nosso Senhor e suportando o caos desse mundo; o qual, quanto mais conheço, mais lhe tenho aversão: quantas conspirações, tragédias, perseguições... o povo sofrendo nas mãos de governantes corruptos que se aprazem em fazer o mal e em derramar sangue inocente. Se posam como ovelhas mas, são lobos vorazes.

Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. (Provérbios 4:14-16)

Contudo, nada escapa ao controle total e absoluto de Deus. Nada pode contra os Santos se não for pela Mão de Deus. O maligno não nos toca, Deus é quem nos toca para nosso crescimento, correção e arrependimento de uma vida pecaminosa ou até mesmo para o martírio.

O sangue dos mártires foi e é derramado e o evangelho de Cristo é assim enraizado e propagado e vive até hoje. Quantos não se converteram ao ver inocentes sendo falsamente acusados de toda sorte de coisas e por estes "crimes" cruelmente mortos e barbarizados. Deus nos guarde do martírio, mas nos dê forças, coragem e graça para enfrentá-lo se esta for a Vontade do Senhor. Afinal, de uma forma ou de outra vamos morrer, uns dormindo, outros agonizando em hospitais, outros em acidentes, outros assassinados, todos voltaremos ao pó de onde viemos, mas, os mártires terão grande galardão e toda uma vida Eterna de glória.

Muitos estudiosos da História da Igreja concordam que vivemos um breve hiato em termos de perseguição contra os Santos, mas isto, somente em alguns lugares pois, em muitos países, a perseguição sempre foi implacável e mortal. O sangue dos santos é derramado todos os dias, principalmente, em países dominados pelo comunismo e o Islã.

Mas, ainda que morramos, somos mais do que vencedores em Cristo Nosso Senhor e Salvador. Ademais, Nosso Senhor Jesus Cristo nos ajuda em nosso sofrimento e o Espírito Santos intercede por nós com gemidos inexprimíveis. O sofrimento produz um peso de glória eterno e nos aperfeiçoa, molda nosso caráter e nos nos aproxima de Deus.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Romanos 8:35-37)
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. (2 Coríntios 4:17)

Decerto que nem tudo na vida cristã é sofrimento: temos a constante alegria da salvação e da inefável presença de Deus em nossas vidas e a certeza da Vida Eterna. Por vezes nos prostramos, por vezes somos abatidos pelo cansaço e tristezas deste mundo, mas o Senhor vem e renova nossas forças e voltamos às alturas aquilinas.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:31)

Por vezes o sofrimento vem para trazer aprendizado e é bom que aprendamos o quanto antes o que Deus nos quer ensinar, pois, a lição só terminará quando aprendermos. Por isso, ore e tudo o que o Espírito Santo revelar que precisa de concerto, faça. Se é preciso perdoar alguém, perdoe! Se é preciso abandonar uma vida de pecados, abandone! Se é preciso mudar conceitos pré-estabelecidos e contrários à Palavra de Deus, mude! Se é preciso crescer na graça e no conhecimento, cresça! Se é preciso orar mais, ore! Se é preciso jejuar mais, jejue! Aprenda logo o que Deus quer ensinar, mude o que precisa mudar para estar mais próximo da feitura de Cristo e da Vontade Deus.

Chore na presença de Senhor, exponha suas mazelas, as impurezas e imundícies de sua alma, rogando-Lhe por perdão e libertação. Conte suas fraquezas e peça a Ele forças, sabedoria e Direção. Clame por Deus e por Seu socorro. Ele lhe ouvirá, mas no tempo d'Ele. Clamando você terá duas certezas: a primeira é que Deus está contigo! A segunda é que a vitória é uma questão de tempo, o tempo preciso e precioso do Senhor.

Não peça que Ele se apresse, ou encurte seu sofrimento, só peça que Ele te dê forças para suportar e inteligência para aprender tudo que é preciso.

Deus é conosco e nada pode contra Sua Vontade. Ninguém nos toca a não ser Deus. Ninguém nos prova a não ser Deus. Ninguém nos livra a não ser Deus. Nunca duvide disso. Confie no Senhor. Renove suas forças pelo clamor e súplicas. Mudemos. Cresçamos. Aprendamos. Sejamos a cada dia mais parecidos com Cristo, libertos de murmuração, libertos do medo e firmes e confiados em Deus.

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (1 João 5:18)
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. (1 Samuel 2:6,7)

O sofrimento virá, passará e sairemos mais fortes dele. Os desafios virão e aprenderemos com eles, cresceremos com Ele. Confie no Senhor, pois:

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. (Jeremias 17:7)

Maranata!