28/01/2019

A importância do marido e pai na família (Parte 1)

Pr. Paulo Júnior, portal Consciência Cristã, 30 de março de 2016

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gênesis 1:26-28)

Esse artigo é especialmente destinado aos homens. Mas é importante que as mulheres também o leiam, para que possam ajudar e cobrar os homens no cumprimento desta difícil tarefa dada a eles: o cumprimento dos deveres enquanto pai e marido. Os princípios aqui ensinados são simples, mas, ao mesmo tempo, são importantíssimos para a Igreja e para a vida cristã.

O que vemos, hoje, é uma crise sem precedentes na Igreja Brasileira. Infelizmente, nem todos têm a oportunidade de participar de eventos bíblicos, como o Encontro para a Consciência Cristã, ou de congregar em uma igreja bíblica. A realidade do cristianismo brasileiro é a de um profundo naufrágio na fé, profunda apostasia e descaracterização total do que é ser verdadeiramente um crente. Muitas das igrejas ditas evangélicas de hoje não apresentam nenhuma diferença em relação a testemunhas de jeová, mórmons, espíritas ou adeptos de religiões afrobrasileiras – tanto umas como outras são igualmente seitas.

Por outro lado, vemos, também, o crescimento no número de escândalos envolvendo essas “igrejas”. Se, por um lado, não vemos, na grande mídia, escândalos envolvendo líderes das seitas que citei acima, por outro, os casos vergonhosos envolvendo pastores evangélicos são divulgados quase que rotineiramente. Isso é um absurdo!

Diante disso, muitos gritam pedindo por uma reforma, um reavivamento. Estes advogam que a Igreja Brasileira precisa voltar aos pilares da fé cristã, às bases da Igreja Primitiva, apostólica, que caminha sobre os alicerces cristocêntricos e é dirigida pelo Espírito Santo. É preciso reformar a Igreja, pois esta se parece mais com a gata borralheira do que com a Noiva de Cristo.

Isso é verdade. No entanto, precisamos ter em mente algo muito importante. A reforma começa em nossas casas, em nossas famílias. Se queremos verificar se uma igreja é verdadeiramente bíblica, pura e santa, basta que vejamos como são as famílias dessa igreja. Se as famílias forem santas, a igreja é santa; mas se os lares forem carnais, divididos e mergulhados em pecado, essa igreja não é bíblica. A família é a célula-mãe da sociedade, de uma nação e de uma igreja. Logo, se as famílias estão destruídas, tudo o mais está perdido. E o que vemos hoje é precisamente isso: a derrocada da família. Portanto, se queremos uma verdadeira reforma, esta deve começar no leito, entre marido e mulher, passando pelos filhos e abrangendo todo o lar.

Será que temos dado a devida importância à família? Muitos congressos e eventos tratam de temas profundos, que também são importantes, relacionados à teologia. Mas de que adianta isso, quando se tem filhos desviados e uma relação destruída com a esposa? Qual é a importância que temos dado à família? Eu já tive a oportunidade de visitar algumas das igrejas fundadas pelo pastor Paul Washer no Peru. Lá, eles consideram a família importante ao ponto de, se o filho ou filha de um diácono “ficar” com alguém na escola, o diácono é afastado do ministério imediatamente! Imagina se fôssemos aplicar a mesma regra aqui no Brasil…

A necessidade de reforma a partir das famílias mostra-se ainda mais urgente se considerarmos alguns dados. O Conselho Nacional de Justiça, através da resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Naquele mesmo ano, apenas em São Paulo, foram registrados 701 “casamentos” homoafetivos. Na Alemanha, um parlamentar brigava pela descriminalização da pedofilia, lançando cartilhas, jingles e propagandas que faziam apologia a esse crime, como se fosse algo normal. Em setembro de 2010, o nosso Governo lançou na rede estadual de São Paulo o “kit gay”, com vídeos e material escrito incitando a homossexualidade em crianças entre 6 e 10 anos de idade. Garotos da igreja que eu pastoreio me relataram que receberam esse material, que é explícito – cartazes com imagens da genitália masculina, detalhes sobre como utilizar um preservativo e sobre como acontece a cópula, tudo isso ilustrado! A revista Vogue Kids Brasil, na edição de setembro de 2014, publicou um ensaio sensual com crianças de 10 anos. O ativismo gay tem intensificado a sua doutrinação, com vistas a ser considerado uma “terceira classe”, um verdadeiro “gênero superior” aos demais. O nosso Governo apresenta, em suas políticas, a sua ideologia, que é anti-Deus e antifamília – e eu nunca vi um governo que trabalhasse tão intensamente com o propósito de destruir a família. A revista VIP, edição de setembro/2011, mostrou que 73% dos homens e 64% das mulheres já foram infiéis aos seus cônjuges. O mais estarrecedor é que, ainda de acordo com a revista, desses, 65% dos homens e 72% das mulheres não se arrependem da traição. Esse mesmo ano, 2011, registrou o maior índice de divórcios no Brasil, com o fim de mais de 350 mil matrimônios.

Quando vemos esses números, vemos como a sociedade caminha de forma geral. Também percebemos que há uma mente por trás disso tudo – uma mente maquiavélica, sagaz, astuta e inteligentíssima, que maquina essas leis, esses números e essas tendências. É a mente de Satanás, que está por trás dessas e de outras dezenas de estatísticas que eu poderia ter apresentado aqui. Esses dados revelam qual o propósito do diabo com essas investidas: destruir e acabar com a família, porque esta é uma instituição divina. A família antecede a cultura e a religião, e foi formada no paraíso – ela é uma instituição sagrada, responsável pela saúde da sociedade, da nação e da Igreja. Se Satanás conseguir degradar a família, ele pode acabar com o povo de Deus!

O mais triste disso tudo é que, nesses números, estão envolvidos muitos dos crentes. Isso está acontecendo no meio do povo de Deus. Não podemos permitir que isso ocorra! Que valor temos dado à nossa família? Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Estou cansado de ver, no meio evangélico, casamentos destroçados – e talvez o seu seja um. Você pode não ter vida íntima com seu marido, nem respeitá-lo, nem ser respeitada por ele. Talvez vocês até mesmo durmam em lares separados. Seus filhos talvez estejam desviados, não amam a Deus nem a Sua Palavra, estão começando a consumir álcool e drogas… De que adianta ganhar o mundo inteiro, e perder a sua família? Precisamos de uma reforma nas famílias – e já!

Artigo transcrito por Mariana Gouveia de palestra ministrada por Paulo Júnior durante o 17º Encontro para a Consciência Cristã, realizado de 12 a 17 de fevereiro de 2015, em Campina Grande, Paraíba.