25/03/2017

A Árvore do Bem de do Mal e os 10 Mandamentos

Por Israel C. S. Rocha

Há um paralelo entre a Árvore do Bem e do Mal e os 10 Mandamentos. Com a Palavra, o Verbo, Deus criou todo o Universo e a Luz, plantas e animais. Mas para criar o homem Deus tomou o barro e conformou a sua Imagem e semelhança assoprando o fôlego de vida em suas narinas. Não poderia Deus ter feito o homem apenas proferindo palavra? Sim mas o fez para sermos Sua imagem e semelhança, a imagem e semelhança do Verbo que se fez carne, Jesus Cristo.

No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (Gênesis 1:1-3)
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27)

Fomos feitos perfeitos e colocados no Éden para gozarmos de vida farta e cheia da glória de Deus. Só havia uma restrição: não tomar do fruto de uma única árvore específica: a Árvore da Ciência do Bem e do Mal.

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16,17)

Adão pecou induzido por Eva que foi enganada pela Serpente e então conhecemos o Mal e todas as maldições que ele carrega consigo. Todas as dores, sofrimento, lágrimas, desespero, pranto, morte, tragédias, fome, pedofilia, tsunamis, pragas, doenças, câncer, Ebola, terremotos, perseguição, ganância, violência, tortura, choro e ranger de dentes...

Observe que a narrativa bíblica diz que a árvore e seu fruto eram agradáveis aos olhos.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (Gênesis 3:6)

O pecado atiça nossos sentidos, provoca nossa cobiça e tem aparência agradável, mas quando comemos o fruto do pecado sentimos seu gosto amargo e experimentamos, consequências amargas.

Mas alguns poderiam dizer que não incorreriam no erro de Adão e jamais desobedeceriam a Deus... o que é um grande equívoco.

No Éden havia uma única Lei: não comer do fruto proibido por Deus. Hoje a Lei é: "Amar a Deus acima de todas coisas e ao próximo como a si mesmo". Mas acaso cumprimos esta Lei? Acaso dedicamos o melhor do nosso tempo e amor a Deus? Acaso cuidamos do próximo como a nós mesmos? Damos de comer a quem precisa como nos alimentamos diariamente? Acaso por vezes não mentimos, não traímos a confiança de quem nos cerca? Somos todos Adão no que tange a pecar. Somos tão pecadores quanto ele, tão devassos, corruptos, mentirosos, desobedientes e merecedores da Ira de Deus.

Somos coroa da criação de Deus, mas também os responsáveis por toda a sorte de males que o pecado trouxe ao mundo. Pecamos solidariamente a Adão no Éden. Pecamos diariamente e a pior tragédia é o pecado pois ele traz toda sorte de males consigo.

Somos todos pecadores, uns remidos pelo sangue do Cordeiro outros que ainda não foram e outros que nunca serão.

A nossa Árvore do Bem do Mal é a única Lei que Jesus deixou e que mentimos ao dizer que seguimos, mentimos ao dizer que amamos a Deus acima do Facebook, do WhatsApp, do Hello, do videogame, da televisão, da fofoca, da fornicação, da pornografia, da prostituição, da mentira... mentimos, pecamos, desobedecemos a Deus como Adão no Éden.

Mas o Sangue de Cristo purifica ao que crê de todo o pecado. Não por merecimento, mas por misericórdia de Cristo, por Cristo e para Cristo. Para glória do Nome do Senhor Jesus. O Éden é a lembrança da tragédia do pecado e de todas as desgraças subjacentes mas também é a lembrança de que temos uma Árvore cujo fruto jamais deve ser comido: o mortal fruto do pecado.

Que Jesus abençoe nossas vidas e nos leve ao arrependimento, ao conserto e a uma vida santificada e livre para não mais pecar pois perto está Sua vinda e só os Santos herdarão