02/04/2017

Desrespeito e Porfias

Por Israel C. S. Rocha

Se não há respeito,
não há amor.
E se não há amor,
não há Cristo em nós!

Quantas discussões teológicas acaloradas e inócuas vemos por aí. Glória a Cristo e salvação é o que menos importa, mas sim a demonstração farisaica de mais conhecimento bíblico e eloquência. Não há amor pelo alma interlocutora mas sim o ego de provar que estar certo e o outro errado. Sem amor, as discussões se pervertem em troca de farpas e ódio incompatível com Cristo. O que degrada por generalização a todos os cristãos como se todos fossem assim.

Porfia é discussão, briga, insistência. A porfia é uma briga que acontece quando as pessoas são teimosas e insistem em ganhar a discussão, não dando o braço a torcer. A discussão se torna feia e as pessoas dizem coisas que não deviam. Em outros contextos, porfia significa perseverança, lutar para atingir um objetivo.
(Resposta Bíblicas)

Há se pregar Cristo, Jesus crucificado pelos pecados e ressurreto para Sua Glória. Timóteo nos admoesta a não entrar em porfias:

E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (2 Timóteo 2:23-26)

Ore pelas vidas perdidas e instrua com mansidão sem contendas, sem porfias, Jesus só fora áspero e enérgico com os fariseus, para as almas perdidas demonstrava ternura, compaixão e poder do Alto. Sejamos como Cristo em nosso falar, em nosso agir e no nosso instruir. Paz seja com todos! Maranata!