19/06/2015

O Livro de Enoque

Por Israel C. S. Rocha.

Anjos indo após mulheres.

Teriam anjos coabitado com seres humanos, dando origem a uma raça híbrida de gigantes?! O Livro de Enoque narra o mundo Antediluviano e as razões que levaram a humanidade ao Dilúvio.

Enoque, filho de Jared, pertenceu à sétima geração adâmica e escreveu um Livro que leva seu nome e que não consta no cânon oficial bíblico. Somente os cristãos etíopes reconhecem oficialmente o livro, embora:

  • Enoque seja mencionado no cânon oficial.
  • O Livro de Enoque não contradiga, em nada, o cânon.
  • O cânon faça menções ao que o Livro de Enoque narra.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. (Gênesis 5:23 a 24)

O livro de Enoque apresenta, com riquezas de detalhes, os motivos pelos quais se acendeu a Ira divina, derramada através do Dilúvio. Narra como foi escolhido por Deus para proferir a sentença contra Anjos que, "não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação".

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Judas 1:6

O Mundo Antediluviano

A Bíblia faz algumas menções interessantes sobre o mundo antes do Dilúvio:

Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. (Gênesis 6:2 a 5)

Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. (Números 13:33)
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Judas 1:6

Há muitas discussões teológicas sobre o que eram os tais "filhos de Deus". Ora, mas se fossem da linhagem de Sete, como alguns supõem, como haveriam de nascer "valentes" e os "homens de fama" - os "semideuses" mitológicos?!

O Livro de Enoque, encerra a questão, esclarecendo o assunto com riqueza de detalhes.

O Livro

(Tradução livre para a língua portuguesa por Elson C. Ferreira, Curitiba/Brasil, 2003)