19/07/2015

A Infeliz Tristeza e a Verdadeira Felicidade

Pr. Renato Olívio Rocha

Será que para tudo existe o antagônico ou o antônimo?

A escuridão é a ausência de luz, e não há escuridão que possa suprimi-la. O antônimo da alegria é a tristeza, mas a felicidade não possui nenhum antagônico. Qual é o contrário de felicidade? Não existe! Mas sim, sua ausência, que é a infelicidade.

Alegria e Felicidade

Não devemos confundir alegria com felicidade. Alegria vem de fora para dentro (endógena), é momentânea e precisa sempre de reforço seja por meio de algo engraçado, um elogio ou um presente. A Alegria depende das circunstâncias e do meio. Já a felicidade irradia de dentro para fora (exógena), não é circunstancial e independe da ausência de coisas ruins ou da presença de coisas boas. Se a felicidade fosse circunstancial e endógena, não haveria ninguém feliz em favelas, tampouco, alguém infeliz em uma luxuosa mansão.

Homem nenhum ou circunstância alguma pode fazer alguém feliz, no máximo, podemos alegrar, momentaneamente, alguém. A felicidade é uma condição, uma consequência e a alegria, um efêmero estado. Logo, posso ser feliz estando triste, posso ser feliz estando alegre, e também posso ser infeliz e estar alegre.

O apóstolo Paulo, em Filipenses capítulo 4 v. 12 e 13, ensina-nos:

Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Paulo, outrora Saulo, era um perseguidor implacável dos cristãos, até ter um encontro com Cristo, a caminho de Damasco. Como cristão, Paulo, foi perseguido, humilhado, agredido, chicoteado, despido, mordido por serpente mortal, sofreu naufrágio e, encarcerado em uma prisão, exclamou um dos mais profundos ensinos de seu apostolado:

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. (2 Coríntios 4:17,18)

A aflição e felicidade do justo

A aflição do justo é momentânea, mas sua felicidade é permanente e duradoura, não é circunstancial, nem material, mas sim, atemporal, invisível e eterna.

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam. (Tiago 1:12 NTLH)

A verdadeira felicidade é temer ao SENHOR e andar nos seus caminhos:

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. (Salmos 128:1,2)

A Felicidade do justo é a certeza de sua salvação em Jesus Cristo, a Vida Eterna.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. (Mateus 5:8)
[(Em Jesus] temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. (Efésios 1:7)

Bem-aventuranças

Felicidade na Bíblia é chamada de 'bem-aventurança', que é mencionada 2.666 vezes no Antigo Testamento e 1.070 no Novo Testamento em passagens como:

Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. (Romanos 4:7)
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:10)
Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. (Lucas 11:28)
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. (Mateus 5:11)
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:3)
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. (Apocalipse 22:14)

A Verdadeira Felicidade

Nada há de circunstancial ou material nisto. A felicidade é espiritual, é uma consequência e também um mandamento:

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Filipenses 4:4)

A felicidade não é uma opção, nem uma escolha, é um fato na vida daqueles que temem ao Senhor, que esperam Sua Gloriosa Vinda e a morada Eterna em Sua Glória. A felicidade é endógena, vem de dentro de um coração transformado, lavado e remido pelo Sangue de Cristo, mediante a Fé em Jesus, e irradia para fora em uma vida piedosa, santa e anelante por Deus.