30/07/2015

Máquinas Autônomas Assassinas

Por Israel C. S. Rocha.

Grandes avanços vem acontecendo na área da robótica e inteligência artificial. Drones já são reais e armas autônomas também. Combinando-se ambos com uma dose Google de investimento, obter-se-ão Drones Letais Autônomos ou seriam Exterminadores Apocalípticos Autônomos, tal como na franquia estrelada por Schwarzenegger? Afinal, por que Stephen Hawking e o Elon Musk assinaram uma carta pedindo o fim de robôs militares autônomos?

Em 2010, a fabricante sul-coreana de armas DoDAAM, criou a Super aEgis II, arma capaz de identificar, rastrear e abater seus alvos, em tese, sem a necessidade de intervenção humana. A plataforma automatizada utiliza imagens térmicas para encontrar seus alvos a até 3 km de distância inclusive durante a noite e independentemente das condições meteorológicas.

Em 2013, a Google comprou a Boston Dynamics, fabricante de robôs que desenvolveu o Big Dog, em parceria com a DARPA (Agência de Projetos de Defesa Avançados Americana, em tradução livre), autônomo quadrúpede capaz de se locomover em qualquer terreno. Esta mesma empresa, aperfeiçoou o projeto Cheetah, criando o Wild Cat, autônomo capaz de correr a 26 km/h.




Em 2014, a Google comprou a Deep Mind, empresa especializada na área de Inteligência Artificial. O que explica por que recentemente vários ícones da Ciência e Tecnologia demonstraram preocupações com a criação de máquinas robóticas assassinas, tais como Noam Chomsky (famoso linguista), Steve Wozniak (cofundador da Apple), Stephen Hawking (renomado físico) e Elon Musk (bilionário sul-africano dono da Tesla Motors).

Desde 1996, quando o supercomputador Deep Blue derrotou o enxadrista russo Garry Kasparov, diversos avanços significativos aconteceram e uma nova era robótica ameaça nascer. Além do xadrez, a raça humana corre o risco de ser superada e tornada obsoleta em fábricas, em policiamento, cirurgias e até mesmo em campos de batalha. O "Dia do Julgamento" em que máquinas autônomas subjugam a espécie humana pode está chegando.