30/09/2015

Não Desista na Adversidade

Por Israel C. S. Rocha.

E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.

Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas. E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele. Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.

E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra. (Gênesis 26:18-22)

Esta marcante passagem bíblica nos ensina aspectos importantes da vida cristã. O primeiro ponto é que, espiritualmente não importa o legado de nossos pais, cada um tem sua a vida de desafios, provas e vitórias individuais. O segundo aspecto é que, por vezes, nossas conquistas serão obstadas pela inveja e perseguição de outros; porém a perseverança e determinação de Isaque o levaram a não desistir, a procurar novas oportunidades, a cavar mais um poço e prevalecer. O terceiro é podemos ser afligidos em questões cruciais até mesmo para nossa sobrevivência, note que o poço em um deserto é essencial para a vida dos rebanhos bem como de Isaque, sua família e servos.

Jesus nos ensinou que nossa caminhada pelo Deserto da Vida será cheia de percalços, sentiremos sede, sofreremos injustiça e até nossa vida poderá estar em risco, mas, temos uma esperança:

(...) no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33b)

Porfiadores pelejarão contra nós e por vezes prosperarão em sua injustiça, mas devemos continuar com a vívida esperança e fé de que "Reobote" chegará e Sol da Justiça raiará sobre nossas cabeças. Isaque não se abateu sobre o que lhe fizeram, nem murmurou contra Deus, tampouco se encolerizou e buscou justiça por meios humanos, mas simplesmente largou tudo e tentou novamente. Assim deve ser nossa caminhada cristã, com bom ânimo, apesar das injustiças e aflições, por que nosso Senhor venceu tudo isto, e n'Ele também havemos de vencer aqui ou em Seu Reino na Eternidade.