25/12/2015

Então é Natal... e?

Por Israel C. S. Rocha.

O Natal comemora o nascimento de Cristo, será? Ou será apenas uma troca de presentes? Ou uma festa pagã?

Será Jesus o foco do Natal ou as vendas natalinas?

Quantos só se lembram d'Ele nesta data e quantos nem mesmo nela?

Importa lembrarmos do nascimento de Cristo, mas também de sua morte e ressurreição ao terceiro dia, e não só um dia ou outro dia, mas todos os dias. Isto para os que realmente experimentaram o Novo Nascimento.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:3-7)

O nascimento de Jesus foi começo da salvação gentílica (ie. dos não judeus), mas agora já estamos no fim, quando a segunda vinda do Senhor é iminente. Assim, importa mais prepararmo-nos em oração e consagração para o fim, diariamente, do que celebrarmos por um único dia o início.

Jesus vem! E muitos dormem sem reserva de azeite tal como as virgens loucas (Mateus 25).

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. (Mateus 25:3-13)

Jesus vem! E muitos, mesmo crentes, sequer desejam isto. Como virá o Noivo se a Noiva não deseja Sua vinda. E se sua vinda não é desejada, por que comemorar seu nascimento mesmo? Comemorar o início sem se importar com o fim, quando finalmente O veremos?!

Que verdadeiramente Jesus seja lembrado neste Natal, não só lembrado mas vivido e imitado; e não só por um dia, mas todos os dias.

Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (1 Coríntios 11:1)