05/11/2016

Quando a tragédia vem

Por Israel C. S. Rocha.

Por vezes somos surpreendidos pela tragédia. Perdemos um ente querido, perdemos o casamento, perdemos o emprego, perdemos nossa autoestima, nossa autoconfiança, perdemos nosso chão. Traçamos um plano tão linear e perfeito, sonhamos e trilhamos um caminho tão promissor e de repente tudo desaba sob nossos agora trêmulos e vacilantes pés. A tragédia chegou.

é um exemplo notável de quando Deus prova o justo pela tragédia. Tudo foi tirado de Jó, sua casa, seus amigos, sua saúde. Seus filhos morreram tragicamente, Jó foi acometido de lepra e todo o seu patrimônio foi destruído. Jó apodrecia vivo quando sua mulher lhe sentenciou:

Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. (Jó 2:9)

Porém Jó retrucou dizendo:

Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. (Jó 2:10b)

E proferiu uma das frases que considero mais poderosas na Bíblia:

Ainda que Ele me mate, n'Ele esperarei. (Jó 13:15a)

A tragédia chegou à vida de Jó e mesmo quando na sarjeta coçava suas feridas com um caco de telha (Jó 2), Jó não negou a Deus, Jó não proferiu "palavra profética" de autoajuda, não blasfemou, não disse "eu não aceito", "Deus é injusto", o lugar comum do pseudoevangelismo. Ele disse "ainda que Ele me mate, n'Ele esperarei".

Jó enfrentou seu pior pesadelo, sua pior tragédia, aquilo que temia lhe sobreveio:

Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. (Jó 3:25)

Como nos portaríamos se fôssemos provados por Deus como Jó o foi? Quantas murmurações faríamos? Quantos "não aceitos" diríamos? A que ponto chegaríamos em nosso desespero? O quanto revelaríamos como realmente somos?

Criamos uma autoimagem exterior, uma carapaça de santidade e segurança, uma máscara de serenidade e civilidade que simplesmente se esvai quando aquilo que tememos vem! Dizemos coisas que jamais diríamos, pensamos coisas que jamais pensaríamos sob as rédeas de nossa racionalidade, mas, quando a tragédia vem, quando nosso chão nos é tirado revelamos ou a essência justa de Jó ou, como no meu caso, nossa essência má, perversa e pecadora.

Quando a tragédia vem, sentimos tão impotentes e injustiçados que preferiríamos a morte a tudo aquilo, mas uma coisa aprendi na tragédia: ela vem para todos, justos e ímpios, porém o justo não se desespera.

O justo tem a esperança pelo Espírito Santo e por mais que as trevas tenham tomado seu discernimento e razão ele não tira sua própria vida ou a do outro. Por muito menos o ímpio se suicida, mas o justo, mesmo sofrendo o pior dos tormentos é suportado em Jesus Cristo pelo Santo Espírito.

Aprendi como é bom chorar na presença do Senhor, rasgando o coração complemente indefesos, impotentes e inertes face a tragédia. E quão maravilhoso é quando Deus, em sua infinita misericórdia, determina o tempo para que toda a lágrima seja enxugada, quando a tragédia é revertida em uma grande vitória e quando finalmente compreendemos o por que ou para que a tragédia veio!

A tragédia vem para revelar quem nós somos e o quanto precisamos de Deus. Ela vem para nos aproximar do Senhor e mostrar que não precisamos de nada nem ninguém além de Cristo. Quando a tragédia vem os amigos somem, até mesmo a família pode lhe virar as costas ou lhe ser tomada como foi com Jó, nossos empregos podem ser tirados, nossa saúde, nossa alegria, nossa vontade de viver sucumbe a uma densa e profunda cova de amargura e dor da qual jamais sairíamos sem o Senhor. Não há médico, remédio, nada que possa curar nossa lacinerante dor, mas o Espírito nos conserva a esperança mínima e necessária para suportar até o fim da prova. Então entendemos que Deus prefere que Seus escolhidos chorem agora e sofram aqui para que possam morar com Ele na Glória.

Por vezes saímos do Caminho e trilhamos rotas tortuosas rumo ao Inferno. Por vezes trocamos Deus por nosso trabalho, por nossos filhos, por nosso cônjuge, adorando a pessoas e coisas mais que ao Criador, por vezes, trocamos um relacionamento com Cristo, uma vida de oração e renúncia ao pecado pelos manjares do rei deste mundo. Por vezes ignoramos os alertas de Deus, os sinais claros que antecedem a tragédia e insistimos em trilhar nossos próprios e tortos caminhos ao invés do Caminho que Deus escolheu para seus filhos. Então a tragédia vem.

Não culpe por quem a tragédia veio, não guarde mágoa, não guarde rancor dos instrumentos utilizados por Deus para a tragédia, perdoe, perdoe, perdoe! Se não tiver forças para perdoar, clame a Deus para consigas, pois a falta de perdão é o pior dos assassinos. Eu precisei de oração para conseguir perdoar e até fazê-lo, os "melhores" antidepressivos eram como pílulas de farinha e por certo estaria morto se não houvesse perdoado.

Minha tragédia pessoa mudou a rota para o Inferno em que eu estava, fez-me rever meus conceitos e preconceitos, fez-me voltar à Deus e à Sua Palavra. Amigos se foram e não os culpo, não é fácil ajudar alguém que está na prova, outros vieram, por que Deus sempre coloca as pessoas certas para ajudar a nos reerguer e a reconstruir nossa vida do zero.

Amigo leitor, se essas palavras são para você, digo ao ti: não guarde rancor, não se apegue ao que você perdeu! Aprenda o quanto antes o que Deus quer que você aprenda, mude o que Deus quer que você mude, abandone o que Deus quer que você abandone. Perdoe a tudo e a todos, mesmo "estando certo" peça perdão e perdoe em nome de Jesus!

Perdoar não é esquecer mas é superar, é lembrar sem dor, sem raiva, sem rancor. É entender que nada acontece fora da Vontade soberana e proativa de Deus. É perdoar porque fomos perdoados da "dívida" impagável de nossos pecados, e se fomos perdoados de uma dívida que jamais poderíamos quitar, ainda que infindáveis vidas tivéssemos, como não perdoaríamos uma dívida tão infinitamente menor. Jesus morreu pelos nossos pecados, a dívida impagável foi quitada na cruz do Calvário, precisamos perdoar assim como fomos perdoados, ou seremos lançados aos verdugos tal como o credor incompassivo (Mateus 18:21-35).

Reveja sua vida, seus conceitos, muito do que aprendi na igreja estava errado ou incompleto, pois além da má fé de alguns há a ignorância de outros. Reveja seus conceitos através da Bíblia, perdoe, ore, chore na presença do Senhor e a alegria virá ao amanhecer. As nuvens tormentosas passarão e sairás mais forte em Deus e no Caminho que Ele lhe quer.

Deus abençõe sua vida em nome de Jesus. Maranata!