26/08/2015

Importa Nascer de Novo (David Bay)

A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo se elas são para a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em João 3:3-7, quando disse a Nicodemos:

Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Essa necessidade é tão importante, que Satanás a tem atacado, com todo o seu poder, nos últimos dois mil anos, levando, a maioria das igrejas cristãs, a deixar de ensinar essa doutrina, apesar de ninguém poder ser salvo, sem passar por essa maravilhosa conversão espiritual. No entanto, a arma mais eficiente de Satanás contra a doutrina do Novo Nascimento sempre foi a confusão.

Felizmente, Jesus tornou esse processo de transformação bem simples, tão simples que todas as pessoas, independente de seu grau de instrução ou de inteligência, podem compreender. Existem vários passos para nascer de novo e eles estão relacionados a seguir:

  1. Compreenda que TODOS os homens nascem pecadores.
  2. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. (Romanos 3:23)

    Essa mensagem que todos os homens são pecadores é amplamente repetida nas Escrituras, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Isso significa que você é um pecador diante dos olhos de um Deus Irado, o qual deve punir todo pecado. Você acredita que é um pecador?

  3. Considerando que todo homem é um pecador imperfeito, e que Deus é um Deus perfeito, nenhum homem pode salvar a si mesmo. Jesus deixou isto bem claro em Mateus 5:48, quando disse:
  4. Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

    Se todos precisamos ser perfeitos aos olhos de Deus, como alguém poderá ir ao céu, especialmente se a Bíblia declara diversas vezes que TODOS somos pecadores?! Obviamente, ninguém irá ao céu desta forma: tentando ser bom para merecê-lo. Como a Bíblia afirma que haverá incontáveis milhões de pessoas no Céu, então deve haver outro modo de chegar lá, que não tentando 'ser bom o suficiente'.

    Você precisa estar pesaroso e contrito por causa dos seus pecados, e buscar obter o perdão. Isso se chama Arrependimento, que significa que você se arrepende dos pecados passados e que deseja não pecar mais. Arrependimento significa o desejo virar sua vida em 180 graus. Isto não significa que você nunca mais pecará, mas sim, que o pecado será uma exceção na sua vida e não sua regra de vida.

  5. Quando o imaculado Filho de Deus, Jesus Cristo, derramou Seu Precioso Sangue na Cruz do Calvário, Ele morreu pelos pecados de Seu povo e no lugar deles como um sacrifício substituto. Jesus sofreu a Ira de Deus, o Pai, e a punição por cada pecado em Seu próprio corpo e adquiriu, para Seu povo, a Redenção Eterna. O que O torna capaz de conceder, gratuitamente, Sua própria santidade e justiça a todo aquele que n'Ele crê e confia como Salvador, fazendo-nos perfeitos aos olhos de Deus. Romanos 6:23, diz:

    Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

    Nenhum de nós merece ser salvo, mas Deus em seu amor misercórdia oferta Sua Graça àqueles que creem. Graça é definida como favor não merecido e talvez este pequene acróstico te ajude a lembrar seu real significado: God's Reaches At Christ's Expense.

  6. Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus é um dom gratuito:

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

    Nenhum homem pode se gloriar perante Deus que "adquiriu por si mesmo" o direito ao Céu. Todas as pessoas no Céu estarão ali tão somente pelo DOM GRATUITO de Jesus, que Ele obteve de Deus pelo seu sacrifício, em nosso lugar, na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus lançou todos os pecados sobre Jesus na Cruz. (Isaías 53:2-12).

  7. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)

    Agora, você provavelmente está pensando: "Como posso receber esse dom gratuito da vida eterna?" Novamente, a Bíblia não se omite em responder. Em Atos 16:25-33, o carcereiro perguntou a Paulo, "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" Paulo respondeu, no verso 31:

    Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

    Você precisa CRER em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Para verdadeiramente crer, você deve colocar toda sua fé e confiança em Cristo e depender somente d'Ele como sua única esperança de salvação e vida eterna. Isso deve ser coração, pois, você não pode esperar enganar a Deus, pois, Ele sabe tudo a seu respeito. Muitas pessoas erroneamente pensam que, meramente, aceitando os fatos acerca da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, automaticamente receberão o dom da vida eterna. Mas não é bem assim. Os pregadores chamam isso de "conhecimento da mente, mas não do coração". Salvação é gratuitamente concedida, mas somente para aqueles, genuinamente, crentes.

  8. Em João 1:1,14, vemos que Jesus Cristo é Deus, igual com Deus, presente com Deus antes do início do tempo, e o verdadeiro Criador do Universo. Jesus é simultaneamente 100% Deus e 100% homem, e é por isto que, durante Seu ministério na Terra, intitulou-Se Filho de Deus e Filho do Homem. Para experimentar o Novo Nascimento, você precisa crer nesta doutrina acerca de Jesus Cristo.
    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

    Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

    Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:1-14)

    O verso 14 é o mais importante, o ensino de que Jesus Deus tornou-se homem. Esse ensino torna-se um ponto de separação entre os seguidores de Cristo e do Anticristo. Em 1 João 4:1-3, vemos que qualquer que nega que Jesus veio em carne tem o espírito do Anticristo.

    E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.(1 João 4:3)

    Isto era exatamente o que os Gnósticos daqueles dias diziam, isto é, que Jesus homem não era o Deus Messias encarnado; em vez disso, a "Consciência do Cristo", a Consciência do Messias veio sobre Jesus por ocasião do seu batismo e O deixou quando Ele estava na cruz. Eles não criam que Jesus fosse Deus e homem. O Movimento Nova Era e a Maçonaria ressuscitaram, com grande empenho, essa blasfêmia.

  9. Isaías 53:6 prediz exatamente o que Jesus Cristo fez por nós na cruz:
    O SENHOR fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos.

    Glória a Deus! Somente a Sabedoria, a Graça e o Poder do Deus Todo Poderoso poderia conceber tão gracioso Plano de Salvação! A natureza de Deus exige que todo pecado receba sua punição e ponto final! No entanto, Deus estabeleceu um Plano no qual um inocente foi punido no lugar do culpado. No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse sacrificado como sacrifício substituto para o pecado; Analogamente, Jesus se tornou o sacrifício perfeito e definitivo, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi perfeito, nunca precisará ser repetido e é capaz de salvar todas as pessoas.

Você precisa crer e compreender nesse princípio da Punição Substitutiva para que possa experimentar o Novo Nascimento. Você precisa crer que Jesus Cristo tornou-se a Punição Substitutiva Perfeita por TI, antes que você passa Nascer de Novo.

Agora que você compreende essas verdades e nelas acredita de coração, você precisa compreender como receber esse DOM GRATUITO de vida eterna por meio de Jesus Cristo. Afinal, se eu estivesse tentando lhe dar um presente GRATUITO, este não se tornaria seu se você se recusasse a estender o braço e pegá-lo da minha mão. Você precisa ir até o Senhor Jesus e receber o Dom GRATUITO da Vida Eterna das mãos dEle. Como você faz isso?

Por meio da fé salvadora.

Observe que eu disse fé salvadora. Existem tipos de fé que não o salvarão. Você pode entender intelectualmente os fatos sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas essa não é uma fé salvadora. Você pode estar em uma igreja ou em uma seita que ensina muitas verdades sobre Jesus Cristo, mas que ensina que você precisa fazer outras coisas para ganhar sua entrada no céu. Essa também não é a fé salvadora.

Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo e n'Ele somente, para sua salvação.

Se você acha que precisa de algo mais do que confiar na obra de Jesus Cristo na cruz, está contrariando Efésios 2:8-9 e Isaías 53:6b. A maioria das seitas e as falsas religiões cristãs erram nesse ponto; acrescentam outras coisas que são "necessárias" para a salvação, ou oferecem um falso caminho para o céu (por exemplo, salvação por meio do batismo).

Você recebe esse maravilhoso DOM GRATUITO de Vida Eterna aceitando-o pela fé salvadora. Essa é a maior história já contada, sobre a maior oferta que já foi feita, pela maior de todas as pessoas que já viveu. Verdadeiramente, somente um Deus sábio e gracioso poderia conceber um plano maravilhoso assim por meio do qual os homens pudessem ter seus pecados perdoados, e obter a vida eterna. Pense nisso! Deus, por sua própria natureza, precisa punir todo pecado, mas como é misericordioso, oferece o Plano da Punição Substitutiva, por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Historicamente, chamamos esse plano maravilhoso de Evangelho, ou Boas Novas!

Quer receber esse Dom da Vida Eterna que Jesus Cristo oferece? Se sua resposta for "Sim", pode imediatamente recebê-la.

Deixe-me deixar bem claro o que está envolvido. Primeiro, você vai transferir sua confiança, sua esperança de vida eterna do que está fazendo para o que Jesus fez por você na cruz. Jesus removerá seus pecados e transferirá para você a justiça dEle. Isso significa que embora você tenha falhado continuamente em guardar os mandamentos de Deus, e em viver de acordo com Sua palavra, Cristo obedeceu perfeitamente todas essas leis de Deus. Ele viveu uma vida imaculada e pode ser o sacrifício substitutivo perfeito, inocente que Deus aceitou pelos seus pecados e os de todo o mundo, para todos os que aceitarem essa dádiva.

Você deseja arrepender-se de seus pecados agora, e tornar-se um membro responsável da família de Deus para sempre, seguindo-o, servindo-o como membro do corpo de Cristo, a igreja? Se a resposta do seu coração for "Sim", então podemos ir a Ele agora em oração e podemos dizer-lhe que você quer deixar de confiar em qualquer outra coisa, especialmente naquilo que você mesmo tentou fazer para obter a salvação eterna. Você pode colocar sua confiança nEle e nEle somente para sua salvação, recebendo-o agora como seu Salvador pessoal. Antes de orarmos uma oração simples, preciso enfatizar que o Senhor Jesus Cristo está olhando mais para o seu coração do que para seus lábios. Como Ele prometeu,

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:13).

Se for isso que você quer, então o Senhor ouvirá sua oração e lhe dará a vida eterna, agora, na privacidade do seu lar. Vamos orar.

"Pai, peço que concedas o Dom GRATUITO da vida eterna. Que teu Santo Espírito leve esta pessoa até ti. Conceda-lhe a fé para crer nas tuas maravilhosas promessas. Dá-lhe o arrependimento para converter-se dos seus pecados. Revele a ela Jesus Cristo crucificado como o sacrifício substitutivo perfeito."

O Senhor Jesus Cristo está com você a partir deste momento. Você não está falando com ninguém agora, somente com Ele. Se você realmente quer nascer de novo, entrar na família de Deus por meio de Jesus Cristo, faça esta oração, no seu coração:

"Senhor Jesus, quero receber-te na minha vida e que passes a ter o controle dela. Sou um pecador. Até aqui confiei em mim mesmo e nas minhas boas obras, e em outras coisas. Mas, agora, coloco minha confiança em Ti. Eu Te aceito como meu Salvador pessoal. Creio na Tua morte em meu lugar. Eu Te recebo como Senhor e Mestre da minha vida. Ajude-me a deixar os pecados e a Te seguir. Aceito Tua oferta do Dom GRATUITO da vida eterna. Sou indigno dela, mas agradeço a Tua graça. Amém."

Agora, permita que eu ore por você. "Pai, ouvistes a oração feita por esta pessoa. Que neste momento silencioso, Teu Santo Espírito lhe dê segurança absoluta da vida eterna; conceda-lhe a certeza que seus pecados estão perdoados. Que ela possa ouvir, no fundo de sua alma, Tua voz dizendo: "Perdoados estão teus pecados. Vá em paz." Que possa ouvir Tua voz dizendo: "Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afastarei de ti as transgressões, e nunca mais me lembrarei dos teus pecados." Aquele que crê em Jesus Cristo passou da morte para a vida, não perecerá, mas terá a vida eterna. Oro no nome de Jesus. Amém." [Salmo 103:12; João 3:16,18, 5:24, paráfrase].

Você acaba de fazer a oração mais importante da sua vida. Se foi sincero nisso, quero que veja o que Jesus diz sobre o que você acaba de fazer. Em João 6:47, Ele diz:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

Durante sua oração, você não ouviu um coral de anjos ou teve alguma visão; no entanto, por um simples ato de fé, colocou sua confiança para sua salvação eterna em Jesus Cristo.

Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo SOMENTE para a sua salvação. Se no seu coração, você concordou com o que seus lábios disseram, tem a promessa de Jesus Cristo que Ele perdoa seus pecados, o adota no Reino dos Céus, e que concede vida eterna nos céus com Ele.

Se isso tudo parece simples e você acha inacreditável que possa ser verdade, a Bíblia garante que é assim mesmo. Ao longo dos séculos, o homem complicou o Plano de Salvação e a maioria das pessoas não sabe o quão simples e descomplicado é esse plano por meio de Jesus Cristo! Se você foi genuíno na sua oração, tem agora a vida eterna e a certeza dela como se já estivesse no céu. Jesus disse que ninguém pode tomar aquele que está em Suas mãos. Não há nada no céu ou na terra que possa tirá-lo de lá!

Como você pode saber com certeza que nasceu de novo? Não espere uma experiência de "tremor no chão", porque na maioria dos casos ela vem de uma forma tranqüila, uma sensação de alívio, de ter uma carga removida dos ombros. Você não verá fogos de artifício ou bandas tocando, mas sentirá uma calma maravilhosa no coração. Com o passar do tempo, descobri que um dos melhores indicadores do novo nascimento é uma genuína compreensão da Palavra de Deus. Antes de nascer de novo, o "homem natural" (a pessoa perdida), não pode compreender as Escrituras porque elas se discernem espiritualmente (1 Coríntios 2:14). Na verdade, a Bíblia é uma tolice para essa pessoa. Assim, quando a Palavra de Deus começar a fazer sentido, a falar ao seu coração e a convencê-lo do pecado, esse é um indicador muito bom que você tem o Espírito Santo de Deus habitando em sua vida. O cristão obtém uma nova natureza espiritual por meio do novo nascimento, mas não se liberta da velha natureza pecaminosa com a qual nasceu. Portanto, é vitalmente importante que "cresçamos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo." [2 Pedro 3:18]. Precisamos cooperar com o Espírito Santo durante o tempo em que vivemos rodeados pelo pecado neste mundo. O Espírito Santo literalmente passa a residir dentro de nós quando nascemos de novo e nunca nos deixará ou nos esquecerá.

Outra evidência maravilhosa da salvação genuína encontra-se no "fruto do Espírito" (Gálatas 5:22) que ocorre nas nossas vidas cotidianas à medida que o Espírito Santo opera dentro de nós. A presença dEle será manifesta ao mundo exterior por meio do amor, da alegria, da paz, da longanimidade, da fé, etc. que o mundo verá em nós! A Bíblia diz em Romanos 8:16 que,

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Em outras palavras, o Espírito Santo que habita dentro de nós nos diz que pertencemos a Deus.

No entanto, há muito mais!! Em Apocalipse 3:20, Jesus prometeu:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Jesus Cristo acaba de entrar NO SEU CORAÇÃO por meio da atuação do Espírito Santo, para viver nele para o resto da sua vida! É uma grande notícia, pois agora temos o mesmo poder do Espírito Santo que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos. (Romanos 8:11) Na verdade, recomendo que você leia o Capítulo 8 de Romanos para ver todas as vantagens que temos pelo fato de o Espírito Santo habitar em nós.

A salvação por meio do sangue que Jesus derramou no Calvário lhe dá um relacionamento pessoal e profundo com o Espírito Santo enquanto você viver! Quando você começar a ler a Bíblia, e especialmente o Novo Testamento, compreenderá a maravilhosa profundidade do relacionamento que pode ter com o Criador! A salvação produz um relacionamento que enriquecerá diariamente sua vida! Você nunca conseguirá acreditar, até que nasça de novo, o tipo de vida que perdeu por tanto tempo! (...)

Que Deus o abençoe.

David Bay, diretor da Cutting Edge Ministries
Traduzido do Artigo original por: V. D. M. — Campo Grande/MS
Para o Portal A Espada do Espírito
Revisado para esta publicação por: Israel C. S. Rocha