29/08/2015

O Evangelho Segundo Jesus

Por Israel C. S. Rocha.

Saudações amigo cristão… Cristão?! Será mesmo que ainda sabemos o que significa ser um cristão?!

Cristão, deveria ser aquele que segue os ensinamentos de Cristo e não um modismo, uma sociedade, um templo, uma placa de igreja, uma roupa, nem muito menos um escambo: uma troca da alma (ou do dízimo) por ricas e poderosas bênçãos. Não foi isso o que Jesus ensinou, mas é o que o novo (pseudo)evangelismo tem ensinado.

Marcos capítulo 10 tem muito a nos ensinar, vejamos o versículo 17:

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? (Marcos 10:17)

Jesus NÃO respondeu a este homem que detinha muitas posses:

Filho, doe seus bens à “Igreja”, entregue sua alma para que eu preencha o vazio que há em seu coração e eu lhe tirarei toda a dor, todo o sofrimento e derramarei sobre ti muitas bênçãos…

O ensinamento que se seguiu à pergunta foi:

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. (Marcos 10:18)

Primeiro Jesus corrigiu o homem, ensinando-o que somente Deus é bom. E prosseguiu afirmando:

Tu sabes os MANDAMENTOS: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. (Marcos 10:19)

Por que Jesus cita os 10 MANDAMENTOS?! Afinal isso é Lei e estamos na Graça, não há mais Lei, certo?! E Jesus continuou:

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. (Marcos 10:21)

Toma a tua cruz? Vende tudo o que tem e dá aos pobres? Isto não se encaixa no evangelismo moderno?! Em nenhuma teologia de prosperidade e afins… Que ensinamento é este?!

Isto é o verdadeiro evangelho que, infelizmente, quase não tem sido mais ensinado: Jesus cita os 10 mandamentos dizendo que aquele homem os conhecia e acrescentou que lhe faltava um, provavelmente o primeiro mandamento:

Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3)

Creio que o coração deste homem estava no dinheiro e este era o seu “deus”. Muitos adoram ao dinheiro, outros a um cantor, uma banda, a um ator. Há ainda quem adore o trabalho, o cônjuge, os filhos, etc…

Tiago capítulo 2 versículo 10 nos adverte:

Pois qualquer que guardar toda a LEI, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de TODOS. (Tiago 2:10)

Mas, Lei? No Novo testamento novamente?! Isto mostra que a Lei não foi “abolida” ou substituída como alguns pregadores ensinam. A Lei é o que nos condena, é a Lei que desnuda nosso pecado e o quanto somos pecadores, a Lei não te salva, ela te condena.

A Lei mostra o pecado ao pecador.

Por exemplo, quando olhamos para alguém, que não o nosso cônjuge, com desejo, adulteramos com ela.

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28)

Quando mentimos no sinal de trânsito dizendo, a quem nos pede esmolas, que não temos trocados mas, tendo dinheiro na carteira, nos faz mentirosos. Quanto a isto as Escrituras sentenciam:

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Apocalipse 22:14,15

Em seu ensino àquele homem, Jesus não aproveitou a oportunidade para se promover, angariar recursos ou dizer coisas afáveis aos ouvidos. Ele ensinou o verdadeiro evangelho, o da obediência ao Pai e aos Seus mandamentos.

Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mateus 12:50).

O Evangelho de Jesus não é o modismo "gospel extravagante", superficial e materialista que vemos hoje. É um evangelho de renúncia, de via piedosa, de amor à Deus e ao próximo, ao invés de idolatrar ídolos, amar coisas e à Deus por interesse.