16/10/2015

Pacientes na Tribulação

Por Israel C. S. Rocha.

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; (Romanos 12:12)

O apóstolo Paulo nos recomenda a paciência na tribulação, alegrando-nos na esperança pela redenção em Cristo, perseverantes em oração para que estejamos, em Deus, fortes para "combater o bom combate, acabar a carreira, guardar a fé" (2 Timóteo 4:7); e aguardando a gloriosa vinda do Senhor. Paulo nos ensina que os filhos de Deus sofrem tribulações e, antes dele, Jesus também nos ensinou que somos passíveis de sermos afligidos:

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33).

É também de Paulo o ensino para os cristão em Roma:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. (Romanos 5:3,4)

Etimologicamente, a palavra tribulação vem de "tribulum", instrumento utilizado pelos antigos agricultores para esmagar, triturar, atribular torrões e espigas. Espiritualmente, o "tribulum" serve para separar o joio do trigo, a palha do grão, concorre para revelar nosso caráter e nosso ponto de ruptura, expondo nossas fraquezas, testando nossos limites, provando a nossa fé e o quanto realmente amamos a Deus. O joio sofre mas em Jesus e por Jesus suporta, pois tem a esperança e a paciência, já o joio se revela, pragueja, revolta-se e inflama-se contra Deus por ser tão "injusto, mal e sarcástico". Tolice! Se Deus não poupou seu Filho Unigênito Jesus para, por meio de Seu Sangue, redimir a humanidade de sua morte e condenação eternas, como não provará seus filhos, assim constituídos em Jesus Cristo, para revelar a nós mesmos quem realmente somos?! Isto é, se somos:

  • joio ou trigo
  • filhos das Trevas ou filhos de Deus
  • ovelhas ou lobos.

Promessas

Jesus fez uma promessa bem clara quanto a isto:

E de todos sereis odiados por causa do meu nome. (Lucas 21:17)

Davi e Paulo também nos ensina:

Sim, por amor de ti, somos mortos todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. (Salmos 44:22)
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. (Romanos 8:36)

Alguns dirão que não aceitam isto! A estes digo que tal é o comportamento do joio e não do trigo. Prefiramos crer nos ensinos de Jesus, de Paulo, de Davi do que no pseudo-anticristão-evangelho-moderno baseado em promessas de superpoderes e nenhuma aflição.

Outros dirão que tais coisas são apenas para os judeus! De fato, Jesus se dirigia a judeus quando falava, porém não somos povo eleito?! Os mesmos que negam a aplicabilidade dessas promessas "más" ao povo eleito, ensina que todas as promessas "boas" dadas ao povo judeu são aplicadas a todos os eleitos. Há até os que acreditem que os gentios (ie. não judeus) substituíram os descendentes de Abrãao como povo de Deus e que são herdeiros de todas as promessas feitas a este Patriarca da Fé. (v. Teologia Substitutiva)

.

Filhos por Adoção

Somos filhos por adoção, como Paulo, o apóstolo dos gentios, nos ensinou:

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. (Efésios 1:5)
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. (Romanos 8:17)

Padecemos com Cristo para sermos com Ele glorificados. Mortifica-se a carne para vivificar-se o espírito, somos atribulados para aprendermos a paciência, a fé, a dependência de Deus e a esperança em Jesus Cristo. Somos afligidos para sermos aperfeiçoados tornando-nos mais parecidos com o Mestre; todavia, joio e lobos não resistem a este processo.

Nossas aflições são efêmeras comparadas à glória na Eternidade, quando Jesus vier ajuntar seu povo cessar-se-á toda dor, lágrima, aflição, toda tribulação, pois, os eleitos já terão sido revelados, separados e aperfeiçoados.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. (Romanos 8:18,19)

A Esperança

Temos visto os sinais do Fim dos Tempos alertados por Jesus em Mateus 24:

Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. (Mateus 24:21-24 e 29)

E precisamos estar espiritual e psicologicamente preparados, afinal, quantos cristão sofreram e sofrem por amor a Cristo, sendo caluniados, perseguidos, expulsos de suas casas e até mortos. Deus pode escolher poupar alguns, mas, e se não?! Vamos negar a Jesus por apego à vida? Se amamos nossa vida mais do que a Ele, não somos dignos d'Ele (Mateus 14:26). Fácil falar, difícil agir, na verdade impossível seria não fosse a própria força que o Espírito concede.

Felizmente, nem todos serão mártires, porém, estes terão um peso de glória mui excelente por toda a Eternidade. Que estejamos prontos a enfrentar o que vier nunca jamais negando nossa fé em Cristo, pois, nossa esperança é:

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. (Mateus 24:30,31)

Então teremos vencido o mundo, tendo sido pacientes na findada tribulação e já glorificados em Jesus Cristo!

Maranata!