21/06/2016

Errais em não conhecer as Escrituras (Mateus 22:29)

Por Israel C.S. Rocha.

Jesus nos admoestou:

Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22:29b)

E Oséias nos advertiu acerca das consequências de não conhecê-las:

porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos. (Oséias 4:6)

Ignorar a Palavra é abrir as portas do coração à heresia, não ler a Bíblia é confiar que outros a lerão e ensinar-te-ão corretamente de forma isenta de interesses e manipulação. Mas a mesma Bíblia diz:

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jeremias 17:5)

Colocar nossa confiança em homens ao invés do Senhor é maldição. Muitas heresias tomam as igrejas como tomou a Igreja Católica pela absoluta inobservância das Escrituras. Como por exemplos:

Salvação pelas obras

O ladrão da cruz não tinha boas obras mas foi salvo por Jesus Cristo por que creu que Ele era o Filho de Deus.

E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:42,43)

Jesus e os apóstolos nos ensinaram que a salvação é unicamente pela Fé em Jesus Cristo e as obras acompanham aqueles que foram salvos, são consequência da salvação:

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:30,31)
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40)
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:17,18)

O ladrão da cruz se dela escapasse certamente faria boas obras por ter sido salvo por Jesus Cristo. As obras ser-lhe-iam consequência da salvação e não agente partícipe dela.

Todavia precisamos ter boas obras, precisamos produzir bons frutos. Quando salvos somos enxertados na Videira Verdadeira que é Cristo (João 15:1), logo não há outra maneira senão produzir bons frutos. Os bons frutos são evidência de uma boa árvore e árvore que não produz bons frutos será lançada no fogo, tal como Jesus ensinou:

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:17-20)
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (...). Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. (João 15:1 e 6)

Tiago destaca:

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:26)

Porém, concordo com Martin Luther:

O evangelho de João e sua primeira epístola, as epístolas de Paulo, especialmente Romanos, Gálatas e Efésios, e a primeira epístola de Pedro são livros que te mostram Cristo e te ensinam tudo o que é necessário e salvífico conhecer, ainda que jamais vejas ou escutes outro livro ou doutrina. Por isso a epístola de Tiago, comparada com eles, é realmente uma epístola de palha, já que não há nenhuma característica evangélica nela.
Mesmo que tenha sido rejeitada pelos antigos, eu louvo esta epístola e a considero boa, pelo fato dela não propor doutrina humana, e por promover duramente a lei de Deus. Para dar minha opinião, porém, sem prejuízo de ninguém, considero-a não escrita por apóstolo. Primeiro porque, contrariamente a Paulo e toda a Escritura, ela dá justiça às obras.

Segundo, porque ao querer ensinar a cristãos, não lembra em sua longa doutrina o sofrimento, a ressurreição, o Espírito de Cristo. Tiago não faz outra coisa do que instar para a lei e suas obras, misturando tão confusamente uma coisa na outra que imagino que tenha sido algum homem bom e piedoso que captou alguns ditos de discípulos dos apóstolos e assim os lançou sobre o papel.

Designa a lei como lei da liberdade (Tiago 1.25), sendo que Paulo a chama de lei da servidão, da ira, da morte e do pecado (Gálatas 3.23 e Romanos 7.11,23). Em suma, ele quis combater os que confiavam na fé sem obras, e foi fraco demais. Quer alcançá-lo pela promoção da lei, quando os apóstolos o conseguem atraindo para o amor. Por isso eu não posso colocá-lo entre os livros principais, mas com isso não quero impedir ninguém a fazê-lo, e a destacá-lo como lhe apetece, pois no mais contém muitas boas afirmações.

(Fonte: Portal Luteranos).

Deus é o único agente da Salvação não as obras, mas as obras são um sinal da salvação. Adão trouxe a Morte ao mundo e Jesus a vida eterna aos salvos:

Pela desobediência de Adão o pecado entrou no mundo e pela obediência de Jesus muitos serão justificados:

Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. (Romanos 5:17-21)

Somente o Sangue de Cristo nos redime do pecado, não as obras.

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Efésios 1:5-7)

Imagem de escultura

As Escrituras são claras:

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4)

Este é o Segundo Mandamento da Lei Mosaica reiterado veementemente no Novo Testamento:

E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. (Romanos 1:23-27)

A construção de imagens é blasfêmia aos olhos do Deus Vivo. Jeremias advertiu-nos claramente contra essa antiga prática pagã:

Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão; enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos para que não balance.

Como um espantalho numa plantação de pepinos, os ídolos são incapazes de falar, e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer nem mal nem bem. (Jeremias 10:3-5)

Essa prática do paganismo romano foi introduzida na Igreja por Constantino a partir de 321 d.C. e mantida até hoje e mesmo por crentes fiéis em Jesus Cristo, mas que foram levados ao erro por não conhecerem as Escrituras.

Precisamos voltar ao verdadeiro evangelho de Cristo e isto inclui obediência à Deus e aos princípios basilares da Fé. Deus é zeloso e não reparte Sua Glória com ninguém. Não podemos adorar ou sequer construir uma imagem de coisa alguma à "semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra" (Êxodo 20:4-5).

Reverenciar uma imagem de Jesus pregado a uma Cruz é desprezar Sua ressurreição dos mortos e que está assentado ao lado do Pai como Rei dos reis e Senhor dos Senhores - melhor é lembrar de Seus sacrifício substitutivo, definitivo e perfeito com a Cruz vazia, simbologia adotada por algumas denominações evangélicas. Precisamos voltar à Palavra, não à trechos isolados, não a silogismos e sofismas infantis, mas à Palavra e mediante seu diligente estudo e busca com discernimento do Espírito Santo.

Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. (1 Coríntios 12:2-12)

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. (Tiago 1:5,6)

Conclusão

Precisamos estudar e meditar nas Escrituras. Elas contém "tudo o que é necessário e salvífico conhecer". Erramos em não conhecê-las (Mateus 22:29) e nos tornamos alvos fáceis a todo vento de doutrina e heresia.