14/06/2016

Não siga seu coração!

Por Israel C.S. Rocha.

O mundo nos tem ensinado a seguir o coração, a fazer o que ele manda, a gostar do que lhe apraz, a amar a quem ele deseja. Mas o profeta Jeremias nos adverte...

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? (Jeremias 17:9)

Também o fez o sábio rei Salomão:

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. (Provérbios 16:25)

Erramos quando confiamos em nosso coração ou nos deixamos levar por ele. O coração é falho, é enganoso e perverso, dele procedem os maus pensamentos, adultérios, prostituição, morte e blasfêmia...

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mateus 15:19).

Ouvir a voz do coração é entregar-se ao acaso da sorte de forma tão insensata quanto a entregar-se a um jogo de azar. O coração é enganoso, julga pela aparência e não pela essência, pela circunstância e não pela verdade, julga pelo sentimento, pelas descarga hormonais, pelo desejo, pela vontade... nos leva a caminhos de morte, nos faz caminhar por becos obscuros sem perceber os riscos e o perigo iminente. Não confie no seu coração.

Tampouco estribes no teu próprio entendimento (Provérbios 3:5), tampouco siga sua razão. Saiba que sua vontade não é livre, mas sim escrava da genética, do contexto social, da propaganda, da "cultura" de massas, dos interesses, das versões contadas nos livros escolares, dos filmes, das banda de música, das novelas, etc, etc, etc... a roupa que você usa não foi você quem escolheu, você só foi levado a acreditar que o fez de forma livre e autônoma, mas não é bem assim... somos frutos de anos de programação neurolinguística, de doutrinação e domesticação mental. Aparecemos no mundo e não nos damos conta dos que já estavam nele e dos que já passaram por ele. Do legado que deixaram, da manipulação, da "desinformação" de massas etc...

Suas decisões não são livres! Sua razão não é livre! E muitos caminhos apontados por ela como seguros também são perigosamente mortais. Não devemos confiar no coração ou na razão. Pois um é cego e enganoso; e a outra é manipulada e domada.

Precisamos ouvir o que Salomão aprendeu e nos aconselhou:

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. (Provérbios 3:5-7)

Ou como o salmista nos admoesta:

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará. (Salmos 37:5)

Deus é a única nossa confiança e esperança. Tudo o mais é falho e corruptível. Apresente seus planos a Deus, seu trabalho, seu pretendente, seu namorado(a), seu marido ou esposa, seus filhos, seus colegas de trabalho. Apresente a Deus seus estudos, suas metas, confie unicamente no Senhor! Nem no seu braço, nem na sua força, nem na sua capacidade, nem na sua inteligência, não se estribes nisso, mas unicamente em Deus! Confiar em homens ou em si é atrair maldição...

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! (Jeremias 17:5)

Confie unicamente em Deus. Apresente sua vida a Ele, apresente-lhe seus problemas e Ele lhe guiará por seguro caminho, Ele preparará ajudadores. Confie no Senhor ó filho de Deus. Confies e será bendito...

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. (Jeremias 17:7)

Mas para confiar a Deus é preciso ter a Deus como Senhor e só há uma forma de ter a Deus: ter a Jesus Cristo!

Todo o que nega o Filho de igual forma não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. (1 João 2:23)
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. (1 João 5:12)

É preciso ter Jesus! O Filho de Deus morto pelos pecados de muitos, o Sangue de Cristo derramado no madeiro para remissão dos pecados! Sem Ele não se tem a Deus.

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. (1 João 4:15)

É preciso confessar que Ele veio em carne e ressuscitou dos mortos...

Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus. (1 João 4:2)
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.(Romanos 10:9b)

Confesse Jesus! Confies em Deus. reconheça-O "em todos os teus caminhos, e Ele endireitará a tuas veredas" (Provérbios 3:6). Confesse Jesus Cristo!