25/03/2016

A Bruxa - As Distorções e a Doutrinação Satânica do Filme

Por Israel C. S. Rocha.

Assisti "A Bruxa" (The Witch) e aqui estão minhas impressões do filme que foi aclamado por ateus e satanistas como uma "experiência transformadora". Esforço-me para evitar "spoilers".

Espiritualmente, é claro que o filme em nada edifica, racionalmente cabe "analisar tudo e reter o que é bom", neste caso quase nada. Além de uma cena final risível e patética, todos os fundamentos filosóficos do satanismo, estão lá:

  • Pedofilia
  • Bestialidade
  • Lascívia
  • Pacto de sangue

Tal alicerce é encontrado em muitos filmes como, por exemplo, na saga Crepúsculo, filme que considero doutrinação satânica para crianças. O ápice do satanismo em Crepúsculo ocorre quando o lobo Jacob se apaixona por Renesmee quando ela ainda era um bebê - o tal 'imprinting', incutindo nas mentes infantis a ideia de que é legal ter um adulto, além de seus pais, dando-lhes proteção e com o qual poderão ter um caso amoroso quando tiverem mais idade. Fora a questão pedófila, paira a bestialidade, afinal Jacob era um lobo.

Porém 'A Bruxa' vai um pouco além: nele uma família "cristã" tem suas orações ignoradas por "Deus" e sucumbe, fora da proteção espiritual da "Santa Igreja", à Lúcifer.

Primeira questão: O "cristianismo" da família

A excêntrica família era composta por pai durão e devoto ao evangelho, razão pela qual teria sido banido de sua comunidade católica, portanto não era católicos. Só que quando oravam não tinham a Jesus como mediador nem a leitura e meditação na Bíblia, sequer conheciam os princípios mais básicos das Escrituras e dos Evangelhos, logo não também não eram cristãos protestantes. Oravam com angustiante ardor a Deus pelo perdão de seus pecados, porém se católicos fossem, acreditariam na remissão pela Igreja e seus ritos; se fosse protestantes, creriam que Jesus redimiu os pecados dos filhos de Deus na Cruz e o maligno não nos toca.

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

(Colossenses 1:13-16)
Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9)
Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 1 João 5:17,18

Segunda questão: Deus nunca ignora orações.

Pela oração intercessória de Moisés, Deus mudou sua decisão de exterminar a descendência da Abraão por haverem se curvado ao Bezerro de Ouro.

Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. (Êxodo 32:7,8)
Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente. (Êxodo 32:10,11 e 13)

A súplica de Moisés afastou a Ira e o fogo consumidor do Senhor. Tal como foi com Ezequias sentenciado a morrer, porém ao clamar, Deus lhe acrescentou quinze anos de vida.

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.

Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. (Isaias 38:1-5)

O mesmo profeta Isaías que nos ensinou:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. (Isaías 59:1)

Fora o rei Davi que sempre quando pecava, clamava a Deus por perdão e alcançava a graça de Deus. Tais exemplo figuram na Antiga Aliança da Lei mosaica e inúmeros outros exemplos podem ser também encontrados no Novo Testamento, como a adúltera salva e perdoada por Jesus, o coxo ou o ladrão da Cruz e todos quantos receberam Jesus como o Primogênito Filho Deus e Salvador do mundo ontem e hoje em nossos dias.

E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.

E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?

Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. (Mateus 9:1-6)

Ou como Paulo e Silas nos ensinaram:

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31b)

Terceira Questão: A proteção espiritual da "Santa Igreja"

Não há autoridade e poder em rosas ungidas, vassouras mágicas, azeite de oliveiras de Israel, em águas do rio Jordão ou no papa por si só contra qualquer potestade, demônio ou Satanás. Só há autoridade no nome de Jesus:

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16:17,18)

Como nos ensina o salmista, quem nos guarda é o Senhor:

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. (Salmos 34:7-8)

Distorções Conceituais

As inúmeras e intencionais distorções conceituais do filme são para incutir revolta contra Deus nas mentes dos incautos. A revolta contra Deus é o primeiro passo para a aceitação do satanismo, pois assim como a família foi abandonada e injustiçada por um "deus tirano", tal foi com Lúcifer. Satanás é muito perspicaz em criar mentiras críveis e convincentes, em torturar e distorcer verdades criando falsos conceitos filosóficos e permanentes, que a Bíblia chama de doutrina de demônios.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças. (1 Timóteo 4:1-3)

E muitos são os que dão ouvidos a elas. Deus quer o bem de todos os seus filhos e só há uma forma de conseguir isto: pela fé em Jesus Cristo (Atos 16:31b).

Erramos quando insistimos em desobedecer a Deus e repudiar Sua Vontade, buscando a nossa própria e a satisfação carnal que nos leva para um fim certo: dor, morte, destruição e inferno. Somos tolos se achamos que nossa livre vontade e arbítrio podem nos conduzir a boas decisões e à segurança. Somos perversos pecadores, essa é a única verdade que encontrei no filme, porém, quando salvos em Jesus Cristo, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus em segurança.

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. (Romanos 8:14)

Conclusão

Sem Deus somos exatamente como aquela família, estando à mercê das hostes malignas, porém, em Jesus temos autoridade para repreender o Inferno e as trevas (Marcos 16:17,18).

Isto não significa vida fácil, significa perseguição, dor e até morte, mas pelas mãos de Deus que reservará mártires para Si. O evangelho genuíno sempre foi pregado com sangue, primeiro com o Sangue de Cristo, depois dos apóstolos e dos santos mártires de ontem e as centenas que ainda morrem por Cristo em nossos dias.

Em suma, assistir 'A Bruxa' sem o conhecimento revelado pelo Espírito Santo pode ser uma experiência perturbadora, incutindo os rudimentos da fé satânica por meio de um show pirotécnico dos poderes das trevas; porém, à luz da Bíblia, é um mero entretimento ficcional e bom para passar o tempo, porém, é melhor "ver o filme do Pelé".