27/03/2016

A verdade de todas as religiões e o fim de todas elas

Por Israel C. S. Rocha.

Quisera eu ter:

  • a devoção dos católicos fervorosos;
  • as boas obras dos espíritas;
  • a reverência dos muçulmanos;
  • a mansidão dos budistas;
  • o conhecimento da Bíblia dos protestantes tradicionais; e
  • o comprometimento dos adventistas e a fé dos pentecostais.

Todas as religiões tem algo a nos ensinar, a filosofia por trás de cada uma apresenta características cristãs e todas elas pecam em um ou outro ponto à Luz das Escrituras. O que é natural: as imperfeições das religiões são um reflexo das imperfeições humanas. Os erros doutrinários surgem quando homens, cegos pelo ego ou por interesse escusos, adicionam, alteram ou excluem verdades. Mas a verdade é relativa, depende do ponto de vista, o que é certo para mim, pode não ser para outro, certo?!

Estuprar alguém pode ser certo? Ou é uma verdade absoluta e universal que a despeito de qualquer circunstância é um monstruoso erro?! E a pedofilia? Dei estes exemplos por serem gritantemente evidentes, mas, e quanto à mentira, ao adultério, à prostituição... ?

Ah não, esses são relativos, dependem da cultura, do momento, da motivação!

Que hipocrisia! Pecado é pecado independente do ponto de vista! É um erro sob qualquer aspecto, ótica ou filosofia quer aqui ou em qualquer planeta de qualquer universo e em qualquer dimensão no espaço-tempo.

Existem verdades relativas, como por exemplo a poligamia, errado em nosso tempo, normal em certas culturas passadas e atuais. Mas também existem verdades imutáveis e atemporais, verdades absolutas tais como os pecados supra-mencionados e as verdades bíblicas. Não, a Bíblia não foi manipulada ao ponto de perder sua essência: a Verdade necessária à sua salvação.

Ademais, o que eventualmente, foi mudado e retirado, podem ser facilmente encontrados na Internet e nos livros, mediante pesquisa e estudo. Fato é que o instrumento dado por Deus como manual da vida e da fé, pelo qual conhecemos a Verdade, continua, por intervenção do Espírito Santo, íntegro. Tal como nos ensina o Paulo, o apóstolo dos não-judeus, em sua carta à Timóteo e aos hebreus:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. (2 Timóteo 3:16)
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

O erro de algumas religiões é ignorar, relativizar ou alterar as verdades bíblicas, principalmente a mais básica delas:

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Romanos 10:9)
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. (1 João 4:2,3)

Ou pelas palavras do próprio Jesus:

E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado. (Lucas 12:8-10)

Todas as religiões tem algo a nos ensinar mas, todas elas e tal como a ausência delas, sem Jesus Cristo, nos levam ao mesmo lugar: o Inferno. A justa punição que merecemos pelos monstruosos erros que cometemos, quer mentindo, quer sonegando, quer roubando, pirateando, prostituindo, estuprando ou matando. Tirando a blasfêmia contra o Espírito Santo - pecado para o qual não há perdão (Mateus 12:31) - e o fomento de intriga entre os irmãos - pecado que a alma de Deus abomina (Provérbios 6:16) - não há diferença de entre pecados. Pecadinho ou pecadão, é tudo pecado e somente a confissão de fé em Jesus e a consequente remissão dos pecados por meio de seu sangue nos livrará das chamas eternas e excruciantes do Inferno.

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:31)

Busquemos com diligência a devoção dos católicos fervorosos, as boas obras dos espíritas, a reverência dos muçulmanos, a mansidão dos budistas, o conhecimento da Bíblia dos protestantes tradicionais, o comprometimento dos adventistas e a fé dos pentecostais, porém fundamentados pelo conhecimento das Escrituras, guiados pelo Espírito Santo, tendo por alvo o Céu e Jesus Cristo como mediador e salvador do mundo.

Busquemos os melhores dons, amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo, confessando que Jesus Cristo veio em carne e ressuscitou ao terceiro dia. Aguardando o grande dia de Sua volta. Os sinais estão todos se cumprindo e possivelmente esta será a geração a contemplar a última trombeta.

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1 Coríntios 15:52)
Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 1:1-6)

Tudo quanto alguém lhe ensinar, em qualquer religião que seja, confronte com a Bíblia pedindo discernimento do Espírito, pois muitas são as falsas doutrinas a contaminar as religiões pela corrupção espiritual de seus líderes ou pela falta de conhecimento da Palavra de Deus.

Porque meu povo se perde por falta de conhecimento. (Oséias 4:6a - versão católica)

Que Deus abençoe a todos, dê-nos discernimento do Espírito para estarmos prontos para a gloriosa volta de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.