16/02/2016

Onde está Jesus na sua religião?

Por Israel C. S. Rocha.

Religião, seja ela católica, espírita, evangélica, adventista ou muçulmana, como liturgia, usos e costumes e conjunto de crenças não é importante! Mas importa saber onde está Jesus nela.

Se Jesus realmente é O Filho de Deus, O caminho, A verdade e A vida (ênfase minha) como se apresentou, então, se Ele não é o Centro de sua fé alguma está errada ou tal afirmação é mentirosa.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Se Ele é O caminho, então não existe outro; e se ninguém vem ao Pai senão por meio de Jesus, como Ele pode ser apenas acessório?!

Se o for, então temos mentiras e mais mentiras na Bíblia, tais como estas:

Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:29)
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Igualmente mentirosa será a Vida Eterna e tudo quanto Jesus e seus apóstolos ensinaram com o sacrifício das próprias vidas:

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40)

Um Espírito Evoluído

Alguns acreditam que Jesus é apenas um Espírito evoluído, após muitas reincarnações, que veio para ajudar a humanidade. Ora, mas se Ele não é o Filho de Deus como afirmou, então, Ele veio não para ajudar a humanidade mas para confundi-la com mentiras. Mas, se de fato Ele é o Unigênito Filho de Deus, morto por amor de muitos e cujo sangue derramado na Cruz do Calvário realmente nos redimiu, Jesus não está no lugar correto nesta crença, pois, somente por Ele, pode o homem "evoluir", isto é, ir à Deus.

O profeta Isaías afirma sobre Jesus que:

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)

Se fomos sarados por suas pisaduras, se Ele foi moído pelas nossas iniquidades, então, não deveria Ele ser o centro de nossa fé a despeito de usos e costumes e liturgia?

Paulo, que fora um grande perseguidor dos cristão e que teve um encontro com Cristo a caminho de Damasco, sendo separado apóstolo dos não-judeus, escreve, em sua epístola à igreja de Éfeso:

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Efésios 1:5-7)

Ele também nos ensina na carta aos Hebreus que:

e sem derramamento de sangue não há remissão. (Hebreus 9:22)

Se somos redimidos pelo sangue de Cristo, e se não há remissão fora d'Ele, não importa quantas reincarnações possamos ter, jamais alcançaríamos a redenção de nossos pecados, jamais teríamos a santidade necessária para morar com Deus, jamais seríamos dignos de sermos chamados filhos de Deus.

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. (Efésios 1:5)

Então novamente pergunto, onde está Jesus na sua religião? Ele é o Filho de Deus morto na Cruz e cujo sangue te redimiu da condenação Eterna? Ou Ele é um lunático mentiroso, mesmo sendo "evoluído"?! Que te parece?

Um projeta

Há quem acredite que Jesus seja apenas um profeta enviado por Deus à humanidade. Se crermos nisto então, temos uma fraude quando a Bíblia registra:

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:17,18)

Ou isto foi fraudulentamente inserido na Bíblia ou, de fato, quem não crê em Jesus como unigênito Filho de Deus e Salvador do mundo está condenado! Considerando que a Bíblia sempre foi perseguida e até os dias hoje sua leitura ainda é sentença de morte em alguns países, particularmente a considero um livro inspirado por Deus cujos textos essenciais para salvação foram preservados pelo Senhor e revelados pelo Espírito quando oportuno.

Filho da Virgem Maria

Alguns acreditam que Jesus Cristo é apenas o filho da Virgem Maria. Maria era santa, do contrário jamais seria escolhida para gerar o Filho de Deus, mas, tão santa quanto devemos ser se quisermos morar com Deus um dia.

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14)

Ela não é mediadora ou intercessora dos homens, do contrário, também será mentiroso o ensino de Paulo à Timóteo:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)

Maria será ressuscitada com os santos, mas hoje ela descansa no Senhor sem conhecer o que se passa no mundo dos viventes, do contrário, também serão mentirosos:

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. (Hebreus 9:27,28)
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. (Eclesiastes 9:5)

Jesus mesmo esclareceu quem são sua mãe e irmãos:

Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mateus 12:48-50)

Então novamente pergunto, onde está Jesus na sua religião? Ele é o filho da Virgem Maria, intercessora dos homens, ou é o único mediador entre Deus e os homens?

Sílvio Santos da Fé

E finalmente, há quem acredite que Jesus é apenas um milagreiro, um multiplicador de dinheiro, casa e carros. É Jesus o centro da fé da "teologia" da prosperidade?! Ou Mamom é o centro? Ou será o ego, a cobiça, a ganância e o interesse?

Como pode ser Jesus o centro disto se Ele mesmo ensinou:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21)
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. (Lucas 3:11)

Como Jesus pode ser o centro de um evangelho de ganância "cristã", acúmulo de riquezas quando irmãos passam apertos?

Jesus não confiava na multidão que o acompanhava porque Ele sabia que estavam ali por interesse.

E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia. (João 2:23,24)

Então novamente pergunto, onde está Jesus na sua religião? Ele é o "Sílvio Santos" da fé ou o Filho de Deus que nos ensinou a repartir com os menos favorecidos?

Uma falha

Há quem acredite que Jesus não cumpriu a obra redentora na Cruz, mas precisou voltar séculos depois, em 1844, para a concluir; e até que Ele falhou por completo quando morreu. É Jesus Cristo o Centro ou os "profetas" que previram tais "acontecimentos"?!

A Bíblia diz, por seu próprio sangue, Jesus entrou no santuário uma vez e para sempre:

Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. (Hebreus 9:12)

Se a obra de Cristo na cruz não era completa, por que não foi isto revelado a Paulo, o apóstolo dos gentios, a Timóteo, a Pedro?! Por que teve de ser revelado fora da Bíblia e a "profetas" tão contemporâneos?! Acaso Jesus se equivocou quando disse estar consumada a obra da Cruz?

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (João 19:30)

Creio que Paulo não se esqueceria de mencionar algo tão importante quanto a incompleteza da obra Redentora da Cruz. Assim, permaneço com que o apóstolo nos ensina:

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. (Colossenses 1:12-14)

Então novamente pergunto, onde está Jesus na sua religião? Falhou Ele ao morrer na Cruz? Ou foi justamente nela que fomos, pelo sangue, completamente redimidos de todo o pecado?