29/02/2016

Pseudocristianismo Templocêntrico: A Era dos Megatemplos

Por Israel C. S. Rocha. Fonte: BBC.

fonte: BBC.

Notícia da BBC Brasil anuncia a construção do megatemplo da "Igreja da Graça" seguindo a famigerada linha das igrejas Universal e Mundial. Edir Macedo os discipulou "bem". Mas por que tais apóstolos, missionários, bispos, semideuses constroem palácios herodianos ornados de fino ouro e prata, quando o ensinamento de Jesus é:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

Jesus não mandou construir "supermercados da fé", megatemplos repletos de bibelôs materiais e carnais para atrair os pecadores. Ele ordenou ir à eles e não eles virem a nós. A estratégia do pseudocristianismo templocêntrico moderno é diametralmente oposta ao que Jesus ensinou e atrai membros carnais por oferecer atrativos carnais: conforto, entretenimento, teatro, dança, shows e pirotecnia gospel.

Construir templos faraônicos a custos exorbitantes e com uma manutenção dispendiosa não pode ser para outro objetivo senão a autopromoção, para mostrar que o meu "deus" é maior que o seu: Olha o tamanho do meu templo! Olha o ouro que tem aqui, as curas que tem aqui, os demônios que são manifestos e expulsos aqui! Vem para cá, a tua bênção está aqui! Venha com todos os seus dízimos e ofertas alçadas.

Megatemplos já existentes, segundo a BBC

  • Cidade Mundial dos Sonhos de Deus
  • Inaugurado em 2011 em Guarulhos, na Grande São Paulo, o megatemplo da Igreja Mundial do Poder de Deus está entre os maiores do mundo, com capacidade para 150 mil pessoas em um espaço de 240 mil m².

  • Basílica de Nossa Senhora Aparecida
  • Localizada na cidade de Aparecida, a 180 km da capital paulista, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebe mais de 12 milhões de pessoas por ano. O principal ponto brasileiro de peregrinação católica tem uma área de 1,3 milhão de m², sendo 143 mil m² de área construída.

  • Templo de Salomão
  • A mais nova grande construção religiosa de São Paulo, o Templo de Salomão, foi erguido pela Igreja Universal do Reino de Deus por R$ 680 milhões. A construção tem 74 mil m² de área construída e altura equivalente a um prédio de 18 andares.

  • Templo da Glória de Deus
  • Inaugurado no primeiro dia de 2004, o templo localizado na avenida do Estado, no centro de São Paulo, tem capacidade para 60 mil pessoas. O prédio, comprado por R$ 200 milhões à época pela Igreja Pentecostal Deus é Amor, passou por uma reforma nos últimos anos.

  • Santuário Theotokos - Mãe de Deus
  • Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o santuário idealizado pelo padre Marcelo Rossi tem capacidade para 100 mil fiéis em um terreno de 20 mil metros quadrados em Interlagos, na zona sul de São Paulo. O santuário tem 500 banheiros e 2.000 vagas de estacionamento.

Onde está o IDE nisto? Onde está a renúncia, a cruz, a vida piedosa por amor a Cristo?

Quantas almas poderiam ser alcançadas com os milhões gastos na construção e manutenção de tais palácios ditos templos? Quantos cristãos perseguidos e mortos pelo EI não poderiam ser resgatados? Quantas crianças poderiam ser nutridas e alimentadas da Palavra de Deus? Quanto não poderia ser feito se fôssemos cristocêntricos e não templocêntricos?

O templo do Senhor, na dispensação da graça de Deus manifesta pela ressurreição de Cristo, é o corpo santificado e habitado pelo Espírito Santo.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. (Atos 17:24)

Nestes palácios da fé, os templos são magníficos, a prosperidade é pregada como se fosse evangelho, milhões são instigados à confissão positiva, à fé materialista, ao acúmulo de tesouros na terra, ao sucesso material, à tudo! Menos ao arrependimento, à obediência, ao concerto, à santidade, à vida de oração, à leitura da Palavra...

Nestes shoppings gospel Jesus não está voltando mais, pecar não é mais um problema, nem as fofocas e intrigas, as roupas não prezam pela discrição e decência, mas pela ostentação e sensualidade. O objetivo não é adoração a Jesus mas estritamente aquilo que Jesus pode fazer por nós, quer-se o milagre de Jesus e não o Jesus dos milagres.

O interessante é que os teólogos da prosperidadepregam onde já há riqueza. Conhece algum pregando e gerando prosperidade no sertão nordestino? Ou no deserto africano? Por não funciona lá? Será por que toda essa baboseira é só autoajuda a quem já tem potencial para ser bem-sucedido?

Quanto aos templos, acredito que o pior não é quem idealiza, mas sim quem financia. Não podemos dar drogas a um viciado, nem dinheiro a quem é servo do dinheiro, não podemos financiar jatinhos particulares, fazendas, carros de luxo, palácios e demais caprichos anticristãos quando missionários passam apertos e irmãos passam perseguições, fome e morrem ao fio da espada.

Voltemos ao evangelho de Jesus, ao verdadeiro e único evangelho que nos leva à Deus e não o que leva à Mamon, ao egoísmo e ao materialismo. Prostremo-nos debaixo da graça de Deus, de Sua Soberania e busquemos Sua Vontade, cumpramos o IDE de Jesus anunciando o evangelho a toda criatura, pela Internet, no trabalho... Oremos pelos dirigentes dessa nação e pelas almas perdidas que vagam nas densas trevas deste mundo e navegam nas turbulentas heresias que inundam algumas igrejas.